sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

AULA 18 - AUTOESTIMA


"Nós amamos porque ele nos amou primeiro. Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ora, temos, da parte dele, este mandamento: que aquele que ama a Deus
 ame também a seu irmão" (1 Jo 4.19-21).

E ontem, através de uma dinâmica observamos com  nós nos vemos e como as pessoas nos veêm. Que no Reino é de extrema importância, um feedback para nossa melhora dentro da Palavra como pregadores.

E analisamos uma reportagem muito importante sobre a questão da autoestima:

Como o cristão deve combater o pensamento do mundo, que exalta o ego e o coloca no centro como a essência da vida?

Como o cristão deve ser fiel à ordem de nosso Senhor, de estar no mundo mas não ser do mundo?
Ele pode adotar e adaptar-se à filosofia/psicologia popular de sua cultura, ou ele deve manter-se como quem foi separado por Deus e encarar sua cultura à luz da Palavra?

Jesus disse: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve" (Mt 11.28-30).
Este é um convite para deixarmos o nosso próprio caminho, submetendo-nos a um jugo de humildade e servidão – com ênfase no jugo – num relacionamento de aprendizado e vida. Jesus fez Seu convite ao discipulado com palavras diferentes, mas para o mesmo relacionamento e o mesmo objetivo, quando disse: "Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á" (Mt 16.24-25).

Nenhum mandamento para amar a si próprio

Jesus não nos ordena que amemos a nós mesmos, mas que amemos a Deus e ao próximo.

A Bíblia apresenta uma base para o amor completamente diferente daquilo que a psicologia humanista anuncia. Ao invés de promover o amor-próprio como a base para amarmos os outros, a Bíblia diz que o amor de Deus é a fonte verdadeira.

O amor humano é misturado com o amor-próprio e, em última análise, pode estar em busca de seus próprios interesses. Mas o amor de Deus entrega a si mesmo. Portanto, quando Jesus convida Seus discípulos a negarem a si próprios e tomarem sobre si o Seu jugo e a Sua cruz, Ele os conclama a um amor que doa a si mesmo, não a um amor que satisfaz a si mesmo.
Ao invés de resistirem à sedução do mundo, eles se submetem à cultura do mundo. Não somente eles não resistem à gigantesca onda do egocentrismo; como estão na crista da onda da autoestima, da auto aceitação e do amor-próprio.

Na área do ego, dificilmente se pode perceber a diferença entre o cristão e o não cristão, exceto que o cristão afirma ser Deus a fonte principal de sua autoestima, auto aceitação, autovalorização e amor-próprio.

Através de slogans, bordões e textos bíblicos deturpados, muitos crentes professos seguem a onda existencial da psicologia humanista e estabelecem seu próprio sistema motivacional.

A Teologia do Egocentrismo promove em muitos homens e mulheres de Deus os seguintes pensamentos que demonstram oscilação de ALTA E BAIXA autoestima, provocando uma desestruturação pessoal, consequentemente familiar e congregacional.

“Não me importa o que os outros pensem de mim” ENGANO!

“Não me importa a opinião do meu líder, ou do meu pastor” ENGANO!

“Eu penso assim e não tô nem ai pro resto” ENGANO!

Ou

“Ninguém nesta igreja liga pra mim” ENGANO!

“Todo mundo sabe e entende menos eu” ENGANO!


“Acho que sou predestinado (a) para ira mesmo” ENGANO!


PRECISAMOS BUSCAR ESPÍRITO RETO (Sl 51) e ENTENDER QUE AMAR A DEUS E AO PRÓXIMO NÃO SE TRATA DE UM SENTIMENTO, MAS DE UMA DECISÃO QUE COMPREENDE EM ANIQUILAR O MEU EU, O MEU EGO.


Vamos avaliar será que a forma que eu me vejo = a forma que os que me cercam me veem?
Será que a forma que me vejo ou que me veem está em plena concordância com a Palavra?
Vamos avaliar cada um a si mesmo.

Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. I Co 11:28

Aos campeões (as) desta escola Parabéns!

Amo vocês!

Pra Juliana

2 comentários:

  1. Olá Pastora,A paz do senhor Jesus.
    Sou esposo da poliana que trabalhou no forum de Betim junto com seu esposo Claudinho.
    Gostei muito da sua postagem, compartilho com suas colocações, pois teologia não traz revelação e sim a palavra e a intimidade com Deus.
    Continuarei a ler seu blog, pois foi muito edificante.
    Parabéns e que Deus continue te revelando e te usando cada dia mais.
    Abraços de Edmar e Poliana, Lembranças ao seu esposo Claudinho.

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz Edmar,
    Me lembro sim da Poliana, uma mulher de Deus.
    Fico feliz que com toda nossa simplicidade estejamos contribuindo de alguma forma. Combina coma a Poliana e venha nos fazer uma visita.
    Um abraço ( Claudinho e Pra Juliana)

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua participação em nosso Blog e que o Senhor nosso Deus te abençoe.