Os lábios do tolo entram na contenda, e a sua boca brada por açoites. Provérbios 18:6
Essa foi a mensagem que o senhor nos trouxe ontem através de sua Palavra,e aprendemos muito sobre o nosso falar no dia a dia, o que temos falado tem gerado vida? ou morte para quem esta ouvindo?
A Palavra do SENHOR diz que somos seu templo através do ESPIRITO SANTO e este templo precisa ser cuidado e separado, sendo assim todo o nosso corpo deve ser santo inclusive a língua pois se você não sabe é ela que comanda todo corpo veja isso:
Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo.Tiago 3.2
Viram o poder que este simples membro possui capaz de realizar grandes feitos a palavra de um cristão dever ser sempre bem moderada e de vida pois, lembre-se o SENHOR o DEUS ETERNO aquele que criou todas as coisas por intermédio da Palavra de sua palavra ele habita em mim em você logo minhas palavras passam a ter poder quando proferida para a vida de outrem ou para morte também, as palavras que saem de nossas bocas em meio a uma discussão sendo elas má o nosso inimigo as terá como meio de legalidade sobre tal situação, lembremo-nos a palavra é uma semente e a terra é o coração de quem as ouvem, sendo assim eu passo semear bênção ou maldição, vida ou morte, edificação ou destruição o que temos falado para que esta a nossa volta,e quais tem sido suas palavra no momento de ira?
Exemplo: com certeza voce já ouviu alguém dizer: “cuidado comigo porque eu sou crente, mas meu braço não!”, e varias outras frases que poderíamos citar.
Pessoas que dizem isso são pessoas que não conseguem controlar seus sentimentos meramente porque não refreiam sua língua. Para reprimir nossas emoções e não colocarmos para fora temos que refrear nossa língua. Pois irar e natural ao ser humano (Ef 4.26), porém e que passar disso no campo visual é pecado.
Exemplo.: quando ouvimos algo que nos magoa ou nos faz ficar irados, o sentimento da ira esta no nosso coração, que para o homem é um campo invisível, mas se colocar para fora a ira através da nossa língua, estamos trazendo o invisível para o visível e assim pecando,e palavras más depois que proferidas são como flechas soltas na direção central do alvo, voce não pode mas pegá-las e mesmo que você vá ao alvo para arrancar a flecha de lá ficará o buraco de onde ela acertou, ou seja, mesmo que peçamos perdão a ferida ficará,e só o SENHOR JESUS com sua graça através do tempo pode cicatrizar esta ferida causada por palavras.
Será que você tem refreado o seu linguajar, tudo bem que a palavra de DEUS DIGA que não tem como dominar a língua,MAS COMO REFREA-LA TEMOS: Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode dominar; está cheia de peçonha mortal.Tiago 3;8,e no mesmo capitulo diz que; Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo.Tiago 3,3,quando na ira ou contenda refreamos o nossa falar destrutivo e afogueado logo iremos domar todo o nosso corpo.
A palavra que sai de nossas bocas amados ela tem um poder sobrenatural no curso de sua vida,de sua família,de seus filhos e também ao redor das pessoas que convivem a sua volta,em Tiago 3,5 a Palavra do SENHOR diz que: Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia,basta apenas uma simples palavra com o teor de maldade e uma inclinação para o mal para que seja gerado uma guerra entre ambos,ela tem esse poder de matar sem por as mãos,de nocautear sem atacar,de atingir o coração alheio sem esforço algum: Sem lenha, o fogo se apagará; e não havendo intrigante, cessará a contenda. Provérbios 26:20,em muitas discussões que já tivemos quantas palavras foram lançadas de morte não é verdade?mais a palavra do SENHOR nos orienta sermos sábios e entendido com relação as nossas palavras veja o que diz; Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.De uma mesma boca procede bênção e maldição.
Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?
Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos?
Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce.Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria.Tiago 3,9.13,mesmo em meio a uma situação constrangedora seja aquele que não inflame a discussão para ver o mal, mais aquele que seda o seu direito de viver para o outro não morrer,lance palavras de vida de edificação de misericórdia de bênção se não for possível CALE-SE.
Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Tiago 1:19
Graça e Paz
Pr André Santos
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir