sexta-feira, 3 de setembro de 2010

CUMPRINDO MATEUS 28:19 - BATISMO NAS ÁGUAS

BATISMO NAS ÁGUAS - 02/09/10


Mateus 28:19 - Portanto , ide, ensinai todas as nações batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.

Nesta quinta-feira, cumprindo as escrituras,  03 pessoas passaram pelas águas do batismo glorificamos a Deus por esta benção!

Imensurável o que aconteceu ali, batizadas nas águas e no Espírito Santo! Oh glória!

Falando um pouco mais sobre o batismo nas águas:

"A palavra grega "baptizo", que é traduzida como "batizar" na Bíblia em português, não significa aspergir; ela significa lavar completamente e imergir em um líquido. Esta palavra é usada no grego clássico a respeito dos navios afundando e sendo "batizados" (i.e. submersos) em água. Ela também é usada com referência a um pedaço de pano sendo tingido de uma cor em outra pelo "batismo", ou mergulhar em uma tintura. Para mudar a cor do tecido, é evidente que ele tem que ser totalmente imerso dentro do líquido, em vez de ter a tintura respingada sobre ele. Os seguintes versos demonstram que a imersão é, de fato, a forma correta de batismo:

- "João também estava batizando em Enom, perto de Salim, porque havia ali muitas águas, e para lá concorria o povo, para ser batizado" (João 3:23). Isto mostra que "muita água" era necessária para o batismo; se ele fosse feito pela aspersão de algumas gotas de água, então, apenas um balde de água seria suficiente para centenas de pessoas. As pessoas vieram a este lugar às margens do rio Jordão para batismo, em vez de João passar entre eles com uma garrafa de água.

- Jesus, também, foi batizado por João no rio Jordão: "Jesus, foi batizado...saiu logo da água" (Mt. 3:13-16). O seu batismo foi claramente por imersão - ele "saiu da água" depois do batismo. Uma das razões porque Jesus foi batizado foi para dar o exemplo, para que ninguém possa dizer seriamente que segue a Jesus sem copiar seu exemplo do batismo por imersão.

-De modo semelhante com Filipe e o oficial etíope: "desceram ambos à água...e o batizou. Quando sairam da água..." (Atos 8:38, 39). Lembre que o oficial pediu o batismo quando ele viu o oásis: "Vê, aqui há água. O que impede que eu seja batizado?" (Atos 8:36). É quase certo que o homem não faria uma viagem pelo deserto sem ter água com ele, por exemplo, uma garrafa de água. Se o batismo fosse por aspersão, então ele poderia ser feito sem a necessidade do oásis."

Para que serve o batismo:

1) Para o arrependimento de pecados:

Mateus 3:11 – Eu em verdade vos batizo com agua para o arrependimento, mas aquele que vem após mim é mais poderoso do eu, no qual não sou digno de levar suas sandálias, Ele vos batizará com Espírito Santo e com fogo.

2) O Batismo é um enterro:

Colossenses 2:12 Sepultados com Ele no batismo, Nele também ressuscitamos pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos.

3) É um nascer de novo:

A morte da velha natureza e o nascimento da Nova Natureza, a partir de então a velha mulher/homem devem estar debaixo do estrado dos vossos pés.

João 3:5 Jesus lhe respondeu: Na verdade, na verdade vos digo, que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.

João 3:7 Não te maravilhes de lhe ter dito que necessário vos é, nascer de novo.

4) O ponto da verdadeira conversão é comparado a uma “lavagem”

Hb 10:22 – Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo o coração purificado da má consciência e o corpo lavado com água limpa.

II Pe 2:22 – Deste modo, sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: o cão voltou ao seu próprio vômito e a porca lavada ao espojadouro de lama.


Pra Juliana / Pr André Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua participação em nosso Blog e que o Senhor nosso Deus te abençoe.