terça-feira, 21 de dezembro de 2010

NOTA SOBRE A FESTIVIDADE PAGÃ - NATAL

Irmãos a própria Palavra nos orienta a vigilância:

II Tm 4:2-4 Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.


I -O SIGNIFICADO "Natal"

A palavra "natal" - tem a ver com nacimento, ou aniversário natalício, especialmente com o dia em que geralmente se comemora o nascimento de jesus Cristo. Este vocábulo não aaparece na bíblia, e também não foi utilizado pelos primeiros apóstolos. A "festa de natal" não se inclui entre as festas bíblicas, e não foi instuida por DEUS. teve origem na igreja católica romana aa partir do século IV, e dai se expandiu ao protestantismo, e ao resto do mundo.

As Enciclopédias de um modo geral contêm informações sobre a origem sob os titulos "natal" e "dia de natal" .

Consulte, por exemplo: a) Enciclopédia Católica , edição ingleza;

II- A DATA DO NACIMENTO DE JESUS
Com certeza, jesus não nasceu em 25 de dezembro ! pelo exame da palavra de DEUS sabemos que jesus não nasceu em dezembro! lucas 2:8 diz:" Ora, havia naquela mesma região pastores que estavam no campo, e guardavam os seus rebanhos, durante as vigílias da noite". Dezembro é tempo de inverno. Costuma chovre e nevar na região da palestina (confira na bíblia em cantares de salomão 2:11 Esdras 10:9-13). conseqüentemente, os pastores não poderiam permanecer ao ar livre nos campos durante as víglias da noite. Naquela região, as primeiras chuvas costumam chegar nos meses de outubro e novembro. Durante o inverno os pastores recolhem e guardam as ovelhas no aprisco... Eles só permanecem guardando as ovelhas ao ar livre durante o verão!

III-A ORIGEM DO 25 DE DEZEMBRO
Com a aprovação dada por constantino para a guarda do domingo, dia em que os pagãos adoravam o sol, e como a influência do maniqqueismo pagão que indentificava o filho de DEUS como o sol físico, proporcionou a esses pagãos do século IV, agora "convertidos" em massa ao "cristianismo" o pretexto necessário para chamar a festa de 25 de dezembro ( dia do nacimento do DEUS sol) de dia do nascimento do filho de DEUS, assim foi que " o natal" se enraizou no mundo ocidental! O natal é, portanto, a mesma velha festividade pagã de adoração ao sol. A única coisa que mudou foi o nome.


IV-A ÁVORE DE NATAL E OS PRESENTES
A origem da ávore de natal vem da antiga babilônia... vem dee ninrode, neto de cão,filho de noé. Ninrode se afastou de DEUS e enveredou-se pelo caminho da apostosia. Segundo se sabe, ninrode era tão perverso que se teria se casado com própia mãe, cujo nome era samírimis! Após a sua morte, sua mãe-esposa propagou a douttrina maligna da sobrevivência de nirode como um ente espiritual. Ela alegava que um grande pinheiro havia crescido da noite para o dia, de um pedaço de árvore morta, que simbolizava o desabrochar da morte de nirode para uma nova vida. E, todo ano, no dia de seu ániversario de nascimento ela alegava que ninrode visitava a árvore "sempre viva" e deixava presentes nela.


V-O " PAPAI " NOEL EE A PRÁTICA DE SE DAR PRESENTES ÀS ESCONDIDAS
O velho "noel" não é tão bondoso e santo quanto muitos pensam ! O nome "papai noel" é uma corruptela do nome " são nicolau" , bispo de mira, um santo venerado pelos gregos e latinos no dia 6 de dezembro... A lenda de suas dádivas oferecidas as escondidas, dee dotes, ás três filhas dee um cidadão empobrecido... Dai teria surgido a prática de ser presentes "as escondidas" no dia de são nicolaau ( 6 de dezembro). Mais tarde essa data fundiu-se com o "Dia de Natal" ( 25 de dezembro), passando a se adotar também no natal essa prática de se dar presentes "as escondidas", como o fazia o saint klaus ( o velho noel ). Dai surgiu a tardição de se colocar os presentes às escondidas junto às árvores de natal!


VI- A COROA DE AZEVINHO OU GUIRLANDA
Às vezes conhecida por " coroa de natal" ou "guirlanda" são memoriais de consagração. Em grego é " stephano" , em latim "corona" - podem ser entendidas como: enfeites , oferendas, ofertas para funerais , celebração memorial aos deuses, celebração memorial à vitalidade do mundo vegetal, celebração das vitimas que eram sacrificadas aos deuses, celebração nos esportes. significam um "adorno dee chamamento" e, consequentemente, são porta de entrada de deuses. razão pela qual, em geral, se colocam as guirlandas nas portas, como sinal de boas vindas! A maior parte dos deuses pagãos do egito aparecem sempre com a " guirlanda" na cabeça!

Qual deve ser o nosso procedimento, agora que descobrimos a verdade quanto ás origens pagãs inseridas nas comemorações de natal ?
- Não é errado desejar um feliz Ano Novo para alguém , porem agora sabemos daaa origem pagã dos simbolos e práticas do natal, não se mostra adequado desejar tão somente: " Feliz natal", sobretudo ao critão! Seria mais conveniente se disséssemos algo mais ou menos assim:"Que o senhor Jesus Cristo te abençõe nestes dias...";

Não há mandamento ou instrução alguma na Bíblia para se celebrar o nascimento de Cristo ! Somos orientados sim a lembrar da sua morte e ressurreição que nos proporcionou a Vida ( I Cor. 11:24-26; Jo 13:14-17).

O Ministério Ressurreição e Vida tem o compromisso COM A PALAVRA DE DEUS e orienta a todos, principalmente aos membros que:

SENDO O NATAL UMA FESTA PAGÃ, SEM NENHUM EMBASAMENTO BÍBLICO E  NÃO PERTENCENTE AO CALENDÁRIO DE FESTAS BÍBLICAS.
NÃO DEVE SER POR NÓS COMEMORADO!


Que Deus  abençõe vocês!


Pra Juliana e Pr André Santos
Ministério Ressurreição e Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua participação em nosso Blog e que o Senhor nosso Deus te abençoe.